Eleições, redes sociais e o Supremo Tribunal Federal: a presença de ministros no Twitter

Pesquisadores debatem sobre  o  uso  de  mídias  sociais  por  parte  dos  Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) durante o período eleitoral de 2022 até a invasão dos Três Poderes

Eleições, redes sociais e o Supremo Tribunal Federal: a presença de ministros no Twitter

Este conteúdo foi originalmente publicado no Boletim – 371 do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), em outubro de 2023, e é fruto de parceria entre LAUT e IBCCRIM para publicação de textos bimestrais com conteúdo aberto. Serão abordados temas atuais e de relevância em Direito Penal, Direito Processual Penal, Criminologia e Direitos Humanos, bem como jurisprudência sobre esses assuntos. 

Resumo: Neste artigo debatemos o uso de mídias sociais por parte dos Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), tomando como base as publicações no Twitter realizada por esses atores, entre o início da campanha eleitoral (16/08/2022) e o momento posterior à invasão dos Três Poderes (31/01/2023). A pesquisa parte de estudo anterior, que identificou uma lacuna com relação a estudos sociológicos sobre a produção de conteúdo digital em mídias sociais realizada por magistrados e combinou metodologias quantitativas e qualitativas para análise do conteúdo dos posts do Twitter dos Ministros do STF (coletados até julho de 2022). O artigo apresenta a segunda etapa da pesquisa, que mantém a metodologia utilizada e expande o período temporal da análise.

Palavras-chave: Democracia; Post; Eleição; Poder Judiciário

Abstract: In this article, we discuss the use of social media by the Justices of  the  Federal  Supreme  Court  (STF),  based  on  their  Twitter  posts,  from  the  beginning  of  the  electoral  campaign  (August  16,  2022)  to  the  period  following  the Invasion of the Three Powers (January 31, 2023). This research builds upon a  previous  study  that  identified  a  gap  in  sociological  research  regarding  the  digital content production by judges on social media and combines quantitative and  qualitative  methodologies  to  analyze  the  content  of  STF  Justices’  Twitter  posts (collected up to July 2022). The article presents the second phase of the research, maintaining the methodology used and expanding the temporal scope of the analysis.

Keywords: Democracy;Post; Election; Judiciary

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  1. Introdução

As tecnologias digitais e as redes sociais têm reconfigurado a vida social de diversas maneiras. Este estudo visa analisar especificamente o impacto dessas plataformas na atuação do Poder Judiciário, tema ainda pouco explorado. O momento é crítico para entender o papel ambíguo das manifestações online dos Ministros: enquanto podem ampliar  a  legitimidade  do  STF  através  de  um  diálogo  mais  amplo,  também tem o potencial de comprometê-lo.

Em  termos  gerais,  produções  sobre  o  tema  no  campo  do  Direito  revelam  que  há  uma  tensão  —  que  pode  ser  equilibrada  de  alguma  maneira  —  entre  o  direito  à  liberdade  de  expressão  de  cada magistrado e o dever de, por meio de sua conduta individual, proteger  a  legitimidade  do  Poder  Judiciário  e  sua  imagem  pública  (Osório,  2020;  Schmidt,  Lobo;  Leite,  2021;  Vieira;  Facchini  Netto,  2020).   Ademais,   as   mídias   sociais   aparecem   para   tais   atores   como  potenciais  mecanismos  de  aproximação  do  judiciário  com  a  sociedade,  embora  não  haja  clareza  quanto  às  celeumas  do  uso  e  da divulgação de dados e informações.

As  disputas  em  relação  à  maneira  como  as(os)  magistradas(os)  se   comportam   nas   redes   sociais   nos   motivaram   a   investigar   especificamente  a  atuação  dos  Ministros  do  Supremo  Tribunal  Federal (STF) no Twitter. Essa rede social se tornou importante meio de  circulação  e  produção  de  informações  acadêmicas  e  políticas  (Jungherr, 2015). Essa escolha também se justifica pelo fato de que, ao menos desde 2017 (Sá e Silva, 2017), o STF e seus Ministros têm sido alvo preferencial da extrema direita, altamente mobilizados por meio das redes sociais (Cesarino, 2022). 

A investigação desse fenômeno deu-se com uso de métodos digitais, combinando   análises   qualitativas   e   quantitativas,   que   revelam   diversas  características  das  mídias  sociais  e  permite  complexificar  a  análise  (Rogers,  2013).  Inicialmente,  investigamos  a  frequência  das  postagens  dos  Ministros  no  Twitter,  identificando  períodos  de  atividade intensa e formulando perguntas de pesquisa pertinentes. Em   uma   segunda   fase,   procedemos   à   análise   qualitativa   das   postagens mais significativas, visando encontrar padrões temáticos. Na  etapa  subsequente,  examinamos  a  construção  da  visibilidade  dos perfis dos Ministros e o impacto de suas postagens. Concluímos com  a  elaboração  de  uma  árvore  de  palavras-chave,  que  nos  permitiu entender as temáticas centrais às quais as postagens dos Ministros se articulam. A combinação de métodos e técnicas facilita a  compreensão  abrangente  do  comportamento  dos  Ministros  no  Twitter e seu impacto na opinião pública, em um contexto de crise da democracia impulsionada pelas autocracias contemporâneas.

Leia o artigo na íntegra no Boletim do IBCCRIM.