O QUE É LAUT?

Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo (LAUT) é uma instituição independente e apartidária de pesquisas interdisciplinares, comprometida em produzir e disseminar conhecimento sobre a qualidade do Estado de Direito e da democracia. O LAUT tem como objetivo monitorar as diversas manifestações do autoritarismo e de repressão às liberdades, a fim de fundamentar a mobilização da sociedade civil e a defesa das liberdades.

Quem somos

Pesquisa

Adriane Sanctis

Sylff Fellow da Tokyo Foundation for Policy Research. Doutora, mestre e graduada em direito na USP. Já atuou como professora contratada do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo e pesquisadora bolsista no Instituto Erik Castrén da Universidade de Helsinque, no Programa Laureate de Direito Internacional na Universidade de Melbourne e no Instituto Max Planck de Luxemburgo. Foi pesquisadora na Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.

Ana Silva Rosa

Doutoranda e Mestre em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESP-UERJ). Tem graduação em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV). É pesquisadora do Beemote, o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Teoria Política e Pensamento Político Brasileiro. Foi bolsista de mestrado do Programa FAPERJ Nota 10.

Bruna Angotti

Professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, advogada do Coletivo de Advocacia em Direitos Humanos – CADHu, vice-coordenadora do Núcleo de Antropologia do Direito – Nadir e coordenadora do núcleo de cursos do IBCCRIM. Fez graduação em direito na Universidade de São Paulo, doutorado e mestrado em antropologia na USP e especialização em criminologia no Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Já foi pesquisadora bolsista na Universidade de Ottawa e coordenadora de projetos na Conectas Direitos Humanos e na Rede Justiça Criminal.

Clarissa Gross

Professora do curso de graduação em direito e coordenadora de publicações da FGV Direito SP. Coordenadora da Plataforma de Liberdade de Expressão e Democracia (PLED) na mesma instituição. Diretora do Instituto Tornavoz. Contemplada com o Fox International Felllowship concedido pela Yale University (2015-2016). Doutora em direito pela USP, mestra em direito e desenvolvimento pela FGV Direito SP e graduada em direito pela UFMG.

Conrado Hübner Mendes

Professor da Universidade de São Paulo e Embaixador-Científico da Fundação Alexander von Humboldt. Fez graduação em direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,  mestrado e doutorado em ciência política na USP e doutorado em direito na Universidade de Edimburgo. Já foi pesquisador bolsista na Universidade de Nova Iorque, na Universidade de Oxford, na Universidade Humboldt de Berlim e no Wissenschaftszentrum Berlin. 

Débora Donida

Mestranda em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB). Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É bolsista de pós-graduação da CAPES e foi bolsista pela FAPDF. Atua como pesquisadora na linha de constitucionalismo do Grupo de Pesquisa O Direito Achado na Rua.

Felipe de Paula

Professor do FGV Law e advogado em São Paulo. Fez graduação em direito na Universidade de São Paulo, mestrado em direito na Universidade de Coimbra e doutorado em direito na USP e na Universidade de Leiden. Ex-gestor público federal, ocupou cargos como de Secretário de Direitos Humanos e Cidadania do Município de São Paulo, Secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça e Subchefe Adjunto para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República.

Fernando Romani Sales

Doutorando em Direito Constitucional na Universidade de São Paulo (USP), com bolsa Capes. Pesquisador no grupo Constituição, Política e Instituições (CoPI) da Faculdade de Direito da USP. Mestre em Direito e Desenvolvimento pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito SP). Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (FDSBC). Foi aluno, tutor, orientador e professor convidado da Escola de Formação Pública da Sociedade Brasileira de Direito Público (SBDP).

Gabriel Andion

Formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas. Aprovado nos processos seletivos de Mestrado em Antropologia Social da USP e do Museu Nacional (UFRJ). É pesquisador do projeto A Mata, As Ervas e o Axé, financiado pela FAPEAM no âmbito da UFAM. Pesquisador no CoLar – Laboratório de Antropologia da Vida, Ecologia e Política.

Luciana Silva Reis

Professora da Universidade Federal de Uberlândia, pesquisadora associada do Núcleo de Direito e Democracia do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento – CEBRAP. Fez graduação, mestrado e doutorado em direito na Universidade de São Paulo. Já foi pesquisadora na Fundação Getulio Vargas de São Paulo.

Mariana Celano de Souza Amaral

Mestranda em Sociologia pela Universidade de São Paulo, onde também graduou-se em Direito. Durante a graduação, realizou intercâmbio para a Universidad de Chile, onde atuou como pesquisadora do Centro de Estudios de la Justicia. Foi estagiária de pesquisa do Núcleo de Estudos sobre o Crime e da Pena da FGV, pesquisadora do Instituto Terra, Trabalho e Cidadania e escrevente do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Marina Slhessarenko Barreto

Doutoranda em Ciência Política na Universidade de São Paulo e graduanda em Filosofia na mesma universidade. Fez graduação em direito na Universidade de São Paulo, com período sanduíche na Ludwig-Maximilians-Universität e em programa de dupla graduação na Université Jean Moulin Lyon III. Converteu o mestrado em Ciência Política em doutorado. É bolsista de pós graduação da CAPES, e foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET Sociologia Jurídica) pelo Ministério da Educação e da Clínica de Direitos Humanos Luiz Gama pela USP. Também foi aluna da Escola de Formação Pública da Sociedade Brasileira de Direito Público.

Natalia Pires

Doutoranda em Sociologia pela Universidade da Geórgia, EUA. Doutora em direito pela Universidade de São Paulo e LLM pela Yale Law School. Pesquisadora do Centro de Regulação e Democracia do Insper, São Paulo, onde foi professora assistente de direito entre 2019 e 2022. Senior Research Fellow do Solomon Center for Health Law and Policy, Yale Law School. Foi Fox Fellow junto ao MacMillan Center for International and Area Studies e student fellow da Global Health Justice Partnership, ambos na Universidade de Yale. Foi professora visitante na University of St Gallen (2021) e Scholar in Residence na University of Georgia (2021). Áreas  de estudo incluem sociologia da saúde, sociologia da punição e pesquisa empírica em direito.

Pedro Ansel

Sociólogo, bolsista da Capes e doutorando pelo Programa de Pós Graduação em  Sociologia da Universidade Federal Fluminense, onde também fez mestrado em  Cultura e Territorialidades. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade do  Estado do Rio de Janeiro, onde atuou como  membro do Laboratório de Análise da Violência (LAV-UERJ). Foi bolsista da Capes pelo programa Observatório da Educação (OBEDUC) vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Rafael Mafei Rabelo Queiroz

Professor da Universidade de São Paulo. Fez graduação, mestrado, doutorado e livre-docência em direito na USP. Já foi pesquisador bolsista no Instituto Max Planck para Direito Penal Estrangeiro e Internacional, no Centro de Estudos Latino-Americanos da American University em Washington-DC e no Centro de Estudos Sócio-Jurídicos da Universidade de Oxford.

Comunicação

Iara Crepaldi

Coordenadora

Formada em Comunicação Social e Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, foi aluna especial de mestrado multidisciplinar na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, na Escola de Comunicações e Artes da USP e no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da UFBA. Especializou-se em fotografia e design pela Central Saint Martins e em documentário pela City University, em Londres, além de comunicação de campanhas digitais pela Movement School em Nova York. É colaboradora do UOL (homepage) e jornalista científica no Projeto Antártico Mephysto (UFBA) e no BR.OIL (UFBA).

Rafaela Toledo

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro e formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC). Foi membro do Centro de Estudos sobre Justiça de Transição (CJT) na Universidade Federal de Minas Gerais.

Gestão

CONRADO HÜBNER MENDES

Diretor

RAFAEL MAFEI RABELO QUEIROZ

Diretor

ADRIANE SANCTIS

Diretora e Gerente de Pesquisa

Nathalie Albieri Laureano

Gerente de Estratégia e Operações

Bianca Barbosa

Coordenadora Administrativo-Financeira

Andressa Maciel

Comunicação e Desenvolvimento Institucional

Conselho Fiscal

Marciano Seabra Godoi

Miguel Godoy

Sheila Neder Cerezetti

Conselho Consultivo

Carlos Ari Sundfeld

Cristina Serra

Deborah Duprat

Felipe Recondo

Jefferson Nascimento

Roberto Quiroga

Rodrigo Pacheco

Rogério Arantes

Suely Araújo

Já colaboraram

Alice Vogas

Pesquisadora

Aline Herscovici

Pesquisadora

Anna Carolina Venturini

Pesquisadora

Caio C. Vieira Machado

Pesquisador

Carolina C.B. Cooper

Gerente de estratégia e operações

Danyelle Reis Carvalho

Pesquisadora

Joana Setzer

Pesquisadora

Karina Oliveira

Comunicação

Luisa Mozetic Plastino

Pesquisadora

Luiz Guilherme Paiva

Pesquisador

Mariana Zambom

Pesquisadora

Nara Cunha

Pesquisadora

Natália Neris

Pesquisadora

Yuri Marcelo Oliveira

Pesquisador

Transparência

O LAUT adota boas práticas voltadas à transparência, possibilitando acesso a informações sobre suas atividades  e seus demonstrativos financeiros.
O centro de pesquisa é mantido com doações de origem privada e de fundações e organizações do terceiro setor, nacionais e internacionais. Esses recursos são investidos na realização de pesquisas, na divulgação de seus resultados e na promoção de programas de formação, sobre manifestações do autoritarismo e de repressão às liberdades, além da manutenção da infraestrutura necessária para tal.

Ícone de arquivo e documento (símbolo png) preto Relatório Anual 2022
Ícone de arquivo e documento (símbolo png) preto Demonstrativo do Resultado do Exercício 2022

PARCEIROS

GPPI IBCCRIM IDDD Nexo Políticas Públicas Pacto pela Democracia Quatro Cinco Um Rubens Naves Santos Jr Advogados Washinton Brazil Office

APOIADORES

 Fundação Ford Fundação Tide Setubal Galo da Manhã Instituto Mattos Filho Opens Society Foundations Samambaia Filantropias Fundação Friedrich Ebert Stiftung Brasil

JÁ APOIARAM

Google Ibirapitanga ICS