O relatório “Academic Freedom in Brazil” (disponível somente em inglês) investiga até que ponto diferentes dimensões da liberdade acadêmica estão ameaçadas no Brasil, refletindo sobre os esforços recentes para promover a liberdade acadêmica no país. Também inclui recomendações para formuladores de políticas públicas, no Brasil e a nível internacional.
“Academic Freedom in Brazil” é produzido pelo LAUT em parceria com o Global Public Policy Institute (GPPi) e publicado sob a iniciativa Free Universities: Putting the Academic Freedom Index Into Action, desenvolvida pelo GPPi e pelo V-Dem Institute.
O estudo pretende apresentar um panorama amplo da dinâmica envolvendo acadêmicos, não acadêmicos e órgãos estatais no Brasil. O relatório reúne informações veiculadas pela imprensa e diversas iniciativas de pesquisa, além dos resultados de um survey preliminar com acadêmicos de diversas universidades públicas e privadas de todo o país.
A análise foi realizada por Conrado Hübner Mendes, Adriane Sanctis de Brito, Bruna Angotti, Fernando Romani Sales, Luciana Silva Reis e Natalia Pires de Vasconcelos, pesquisadores do LAUT.