O LAUT lança hoje, 07/10, versão resumida do relatório “O caminho da autocracia: estratégias atuais de erosão democrática”, com o objetivo de disseminar os resultados da pesquisa para um público mais amplo.
O documento sintetiza os principais achados do trabalho, diagramados e apresentados de uma maneira mais acessível.
O mundo tem enfrentado, nos últimos anos, acelerado processo de autocratização – queda substantiva da qualidade da democracia e aprofundamento de práticas autoritárias. Organizações internacionais de pesquisa apontam pioras nas avaliações das liberdades civis e do respeito ao Estado de Direito em diversos países, a exemplo da Índia, Hungria, Polônia e Turquia. No atual contexto de escalada autoritária, a reeleição tem servido como marco fundamental no aprofundamento de processos autoritários por conferir legitimidade ao que se fez no primeiro mandato e uma
Ao jogar luz em padrões que têm ocorrido em outros países, a versão reduzida do relatório “O caminho da autocracia: estratégias atuais de erosão democrática” aborda os processos de erosão democrática ao redor do mundo e no Brasil, observando o papel fundamental das reeleições no aprofundamento dos fenômenos de autocratização.