As democracias e a mudança do clima: os últimos eventos da política climática à luz do podcast Revoar

Transformação na economia e no meio ambiente, causada pela pandemia da covid-19, nos ajuda a entender o quão desafiador é a governança e o enfrentamento das questões climáticas globais

As democracias e a mudança do clima: os últimos eventos da política climática à luz do podcast Revoar

Nos últimos dias de abril, enquanto especialistas na agenda climática acompanhavam a Cúpula do Clima, organizada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, dois outros encontros importantes, embora menos midiáticos, aconteciam na Alemanha. Primeiro, reunia-se a Assembleia de Cidadãos sobre Clima, inspirada na tradição antiga da democracia grega, repaginada para discutir e delinear recomendações ao futuro governo sobre como a Alemanha deverá cumprir suas metas climáticas. Depois, reunia-se a Suprema Corte para decidir sobre a constitucionalidade da lei climática alemã à luz da justiça climática intergeracional.

O que esses três encontros nos dizem sobre os desafios que a mudança do clima tem colocado para as democracias? Esses fatos recentes nos convidaram a revisitar as discussões e reflexões dos oito episódios da segunda temporada do podcast Revoar que foram ao ar entre novembro de 2020 e janeiro de 2021 e que está mais atual do que nunca. Este é o primeiro de uma série de três textos que refletem sobre as conexões entre mudança do clima e democracia.

Leia o texto na íntegra.

Créditos: Nexo Políticas Públicas