No episódio do dia 16 de maio, o podcast ‘O Assunto’ (do G1) entrevistou Marina Slhessarenko Barreto, pesquisadora do LAUT e uma das autoras de “O caminho da autocracia” — novo livro do centro de pesquisa sobre os processos de autocratização no Brasil e no mundo e o papel importante das reeleições nesse cenário.
No episódio, Marina avalia a ‘força persistente’ de Erdogan, que elegeu maioria no Parlamento turco, e chega ao 2º turno com mais de 2,6 milhões de votos de vantagem. A pesquisadora conta como o político conseguiu superar uma tentativa de golpe de Estado e ‘transformar a Turquia de parlamentarista em presidencialista’, para se manter no poder.
Além disso, a autora comenta os movimentos de ‘experimentação e exportação transnacional’ de tecnologia política entre a rede de países alinhados à extrema-direita global — caso de Turquia, Hungria, EUA (sob governo Trump) e Brasil (sob Bolsonaro). Marina também destaca o aparelhamento da educação, do espaço cívico e da segurança pública como ferramentas de ‘autocratização’.
Ouça o podcast: ‘Turquia rumo ao 2º turno histórico’