Heinrich Geiselberger (org.). A grande regressão: um debate internacional sobre os novos populismos — e como enfrentá-los. Estação Liberdade. 352 pp. R$ 69,90
Dezesseis textos (já traduzidos para quinze idiomas) que exploram os riscos da globalização e do neoliberalismo a partir de diversas perspectivas teóricas.
Appadurai, por exemplo, afirma uma coincidência parcial e acidental entre os interesses de líderes populistas autoritários e a impaciência dos eleitores com os tempos da democracia, em face da deterioração das condições materiais de vida.
Fraser dialoga com Appadurai ao enfatizar a desarticulação da esquerda nos eua. Formula a encruzilhada do eleitor entre o neoliberalismo progressista e o populismo autoritário, ambos incapazes de enfrentar as questões distributivas.
Quanto ao Brasil, Renato Janine Ribeiro aponta a conexão entre o aumento da miséria, o descaso ambiental e a ausência de consciência histórica. Finaliza, recorrendo a Borges, com mensagem que permeia os demais trabalhos: a importância do diálogo e do respeito ao antagonista político.