Vem aí o Revoar: diálogos sobre liberdade e autoritarismo
Não há momento mais oportuno como agora, no Brasil de 2020, para repensar a democracia. Essa é a proposta do Revoar, o podcast do LAUT. Apresentação: Natália Neris e Rafael Mafei.
A temporada propõe apresentar casos, dados e entrevistas com especialistas que ajudam a entender os contornos, a substância e a dimensão da discriminação em contextos autoritários no Brasil e no mundo.
Cada episódio aborda tanto as múltiplas formas de discriminação em nossa sociedade como os aspectos possíveis de reação a elas, nos mais diversos contextos. A temporada é dividida em oito episódios disponibilizados às quintas-feiras.
Não há momento mais oportuno como agora, no Brasil de 2020, para repensar a democracia. Essa é a proposta do Revoar, o podcast do LAUT. Apresentação: Natália Neris e Rafael Mafei.
O que é a discriminação, como ela aparece em contextos autoritários e como o direito luta contra ela? Roger Raupp Rios e Conrado Hübner Mendes discutem o tema no primeiro episódio do Revoar.
Para discutir o sistema de justiça criminal no Brasil, o episódio ‘Servir a quem, proteger o quê?’ convida as especialistas Dina Alves (IBCCRIM) e Samira Bueno (Fórum Brasileiro de Segurança Pública) e o pesquisador Paulo César Ramos (CEBRAP).
Como o humor se relaciona com a discriminação? Pode ele servir também de ferramenta de denúncia e mobilização contra injustiças? Adilson Moreira e Luís Miranda ajudam a responder.
Por que é tão difícil alguém ser condenado por racismo, assédio sexual ou LGBTfobia no Brasil? A professora da Fundação Getúlio Vargas e pesquisadora do CEBRAP Marta Machado e a advogada e pesquisadora Marina Ruzzi são as convidadas do episódio.
Pessoas com deficiência vivem sob preconceitos e desconhecimentos quanto a suas necessidades e capacidades. Rodrigo Mendes (IRM) e a professora Izabel Maior integram a conversa sobre leis e políticas que têm sido efetivas na remoção dos obstáculos à vida plena dessas pessoas.
Mesmo com o crescente acesso de mulheres e negros ao ensino superior, os corpos docentes das universidades brasileiras ainda não apresentam grande diversidade. Que fatores impedem essa ascensão? O Revoar convida Lívia Gil Guimarães, Sheila Neder Cerezetti e Thiago Amparo para a reflexão.
Pessoas transsexuais morrem muito cedo e têm enormes dificuldades de acesso a direitos básicos, como saúde e trabalho. Como transformar essa realidade? Participação de Daiana Monteiro Santos, Jaqueline Jesus e JP Polo.
O que acontece quando pessoas injustamente subalternizadas ascendem a posições de comando e passam a decidir o futuro daquelas que estão acostumadas a estar no topo? Benedita da Silva, Eunice Prudente e Luiz Eloy Terena exploram as nuances do tema.