Temporada 1 Autoritarismo
e discriminação
no Brasil
Rodrigo Mendes (IRM) e a professora Izabel Maior integram a conversa sobre políticas públicas voltadas a pessoas com deficiência
Episódio 5

Onde está a deficiência?

Pessoas com deficiência vivem sob preconceitos e desconhecimentos quanto a suas necessidades e capacidades. São alvo de um julgamento uniformizante e limitador, que é a base de toda discriminação. Porém, de maneira diferente, que varia entre a incredulidade e a condescendência.

O quinto episódio da temporada ‘Autoritarismo e discriminação’ aborda os direitos das pessoas com deficiência (PCDs) e a ausência de infraestrutura das cidades, das escolas e dos lugares que não estão preparados para receber essa população.

O Revoar recebe Izabel Loureiro Maior, a professora de medicina na UFRJ –  liderança histórica do Movimento das Pessoas com Deficiência, no Brasil e no mundo –, e Rodrigo Hübner Mendes, presidente do Instituto Rodrigo Mendes e referência mundial no tema da educação inclusiva, que integram a conversa sobre leis e políticas que têm sido efetivas em remover os obstáculos à vida plena de tais pessoas.

O programa expõe a invisibilidade desse grupo como, em parte, um resultado da forma como essas pessoas são impactadas pelo mecanismo que está por trás de toda dominação discriminatória.

No episódio, Izabel Maior e Rodrigo Mendes falam também sobre a proteção legal dos direitos das pessoas com deficiência – principalmente por um critério de inclusão e cidadania, e, não, de exclusão e caridade –, resultado de uma trajetória longa de lutas.

Em resumo, o episódio ‘Onde está a deficiência‘ reafirma a importância da consideração das deficiências em sua diversidade, tanto físicas, quanto psicossociais em políticas públicas. Bem como, mostra que ao manter as pessoas segregadas ou reclusas, não dando condições reais de exercer seus direitos de educação e trabalho, tem custos não só pra elas, mas pra toda a sociedade.

Aprofunde-se no tema

Ao final do episódio, apresentadores e convidadas indicam livros, filmes, documentários e artigos que colaboram para o aprofundamento do tema discutido. Confira:

Natália Neris:

  • O documentário ‘Examined Life‘, de Astra Taylor

Rafael Mafei:

  • Do luto à luta‘, do cineasta Evaldo Mocarzel
  • Feliz Ano Velho‘, de Marcelo Rubens Paiva, editora Alfaguara

Izabel Maior:

  • Documentário: “História do movimento político das pessoas com deficiência”, produzido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI)
  • Filme ‘Uma janela para o céu‘, de Larry Peerce
  • Amargo regresso‘, de Hal Ashby
  • Crip Camp‘, de James Lebrecht, Nicole Newnham
  • No quesito literatura, o livro ‘Além do Olhar‘, de Nana Pauvolih

Rodrigo Mendes:

  • O filme ‘Filhos do silêncio‘, de Randa Haines

Áudios utilizados no episódio 5

Revoar é publicado semanalmente, às quintas-feiras, sempre no começo do dia. A temporada Discriminação e Autoritarismo é apresentada por Natália Neris e Rafael Mafei, com produção da Radio Novelo. Para falar diretamente com a equipe, escreva para revoar@laut.org.br.

Acompanhe o Revoar também no Instagram.

Convidados do episódio
Izabel Maior

Professora de medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Rodrigo Mendes

Presidente do Instituto Rodrigo Mendes.

Ficha técnica

O podcast é uma produção da Rádio Novelo para o LAUT
Apresentação: Natália Neris e Rafael Mafei
Coordenação: Paula Scarpin e Vitor Hugo Brandalise
Roteiro: Natália Néris e Rafael Mafei
Tratamento de roteiro: Paula Scarpin e Vitor Hugo Brandalise
Pesquisa: Marcelo Oliveira
Produção: Clara Rellstab
Edição: Claudia Holanda e Mari Romano
Finalização e mixagem: João Jabace
Engenharia de som com o apoio técnico da Som de Cena
Música original: Mari Romano
Identidade visual: Sergio Berkenbrock dos Santos
Distribuição: Bia Ribeiro
Coordenação digital: Karina Oliveira e Kellen Moraes
Para falar com a equipe: revoar@laut.org.br