Responsabilidade geral e jurídica

O pesquisador Daniel Peixoto Murata recomenda cinco leituras de textos filosóficos que lançam luz sobre nossas práticas de responsabilidade e seus fundamentos

Responsabilidade geral e jurídica

O que significa ser responsável por algo? A ideia de responsabilidade desempenha muitos papeis, tanto na vida em geral quanto no direito. Apesar disso, é bastante difícil de explicar. Ela tem relação com a crença no livre-arbítrio, com concepções sobre o que significa ser um agente no mundo, com o papel do direito na sociedade, etc. Para essa Bibliografia, selecionei textos filosóficos que lançam luz sobre nossas práticas de responsabilidade e seus fundamentos.

O texto de Valerie Tiberius funciona como uma boa introdução. Após sua leitura, os textos de P.F. Strawson e Harry Frankfurt apresentam um tipo importante de teoria sobre a responsabilidade, o compatibilismo. Os textos de Bernard Williams e Hannah Arendt ilustram outras abordagens possíveis sobre a responsabilidade, que não estão necessariamente conectadas ao debate tradicional. O propósito desta Bibliografia é fornecer uma porta de entrada para aqueles que gostariam de estudar nossas práticas de responsabilidade mais a fundo.

Confira a bibliografia completa aqui.