É preciso debater com a direita democrática

Anthony Pereira comenta ascensão do populismo na América Latina e os riscos à democracia no Brasil e nos Estados Unidos

É preciso debater com a direita democrática

Em maio, o professor britânico Anthony Pereira veio ao Brasil para uma série de eventos de lançamento de Right-Wing Populism in Latin America and Beyond (Routledge), livro organizado por ele. Pereira pesquisa sobre o Brasil há mais de trinta anos e já publicou diversas obras sobre o país, dentre as quais Modern Brazil: A Very Short Introduction e Understanding Contemporary Brazil. O pesquisador também fundou o Brazil Institute no King’s College de Londres, em 2010, e foi seu diretor até 2022, quando assumiu a direção do  Kimberly Green Latin American and Caribbean Center, da Universidade Internacional da Flórida. 

No Brasil, onde viveu e atuou como professor-visitante em diversas universidades, publicou Ditadura e repressão (Paz e Terra), que se tornou um clássico sobre o regime militar no país. Nele, discute as semelhanças e diferenças entre as ditaduras no Brasil, Argentina e Chile e seus processos de transição para a democracia. 

Com o aniversário de cinquenta anos do golpe no Chile em 2023, o Laut (Centro de análise da liberdade e do autoritarismo) falou do cenário latino-americano de então e de agora e das perspectivas para o futuro da democracia nos Estados Unidos, onde o professor voltou a morar.

Leia a entrevista na íntegra na Revista Quatro Cinco Um.