Ciência contaminada

Relatório identifica principais redes de disseminação de informações falsas sobre o coronavírus no YouTube

Ciência contaminada

A pesquisa “Ciência Contaminada” analisa mais de 11 mil vídeos do YouTube sobre coronavírus e descreve as principais redes de informações falsas e campanhas de desinformação. O estudo também mergulha em redes de fake news sobre medicina alternativa e teorias da conspiração para analisar o conteúdo circulado.

Produzido entre fevereiro e maio de 2020, o relatório monitora e mapeia as sucessivas ondas com potencial de desinformação que ocorrem em torno do tema da covid-19, por meio de metodologias computacionais, como análise de rede e processamento de linguagem natural.

O projeto visa, sobretudo, proteger a qualidade da democracia e a circulação de informação na era da internet. Este é o primeiro da série Democracia Infectada, feito em parceria com LAUT, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD) e Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário (Cepedisa). A análise foi conduzida por Caio C. Vieira Machado, Daniel A. Dourado, Nina Santos e João Guilherme dos Santos.

O relatório pode ser lido na íntegra aqui.