Reformas das leis de financiamento de campanha no Brasil

Dissertação de mestrado analisa os processos de reformas das leis de financiamento de campanha no Brasil

Reformas das leis de financiamento de campanha no Brasil

[DISSERTAÇÃO]

Reformas das leis de financiamento de campanha: interesses, valores e regras institucionais

[AUTORA]

Helena Hime Funari

[ORIENTADOR]

Rogério Bastos Arantes

[ÁREA E SUB-ÁREA]

Ciência política, Financiamento de campanha

[DEFENDIDO EM]

Departamento de Ciência Política da USP (Universidade de São Paulo) em 15/12/2021

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Esta dissertação de mestrado, defendida no Departamento de Ciência Política da USP (Universidade de São Paulo), analisou os processos de reformas das leis de financiamento de campanha no Brasil.

A pesquisa buscou responder perguntas como: por que os parlamentares optam por um modelo de financiamento e não por outro? Qual o peso dos escândalos de corrupção, de valores e do interesse de garantir recursos para ganhar as eleições? Por fim, como esses interesses são filtrados pelo ambiente institucional do congresso e quais atores importam?

O principal produto da pesquisa pode ser resumido em um fluxograma ou mecanismo causal, representado na figura abaixo, que descreve o mecanismo que levou à reforma nas regras de financiamento de campanha.

Confira o artigo completo aqui.